Dr. André Luiz Luquini Pereira

Dr. André Luquini
Reumatologista e Clinico Geral - CRM-SP: 129.471, RQE: 43560
Assistente Técnico em perícias médicas
Doutorando na University of British Columbia - Vancouver, Canada
Assistente de Pesquisa no Arthritis Research Canada

Contato:
*E-mail: andreluquini@yahoo.com.br

Links:




sexta-feira, 27 de abril de 2018

INFORMAÇÕES AOS PACIENTES – REUMATOLOGIA

O QUE É REUMATISMO?
     O termo reumatismo surgiu de uma crença antiga de que as doenças eram originadas de alterações nos fluidos do corpo. É um termo inespecífico que gera muitas confusões. Atualmente preferimos sempre dizer o nome específico da doença. 

O QUE É DOENÇA AUTO-IMUNE?
     É um grupo de doenças em que o sistema imunológico (leucócitos ou células brancas do sangue) vê erradamente uma parte de seu corpo como se fosse um invasor, um vírus ou uma bactéria por exemplo, e reage produzindo anticorpos e substâncias pró-inflamatórias, que podem gerar lesões mais ou menos graves. São exemplos: hipotireoidismo / tireoidite de Hashimoto, lúpus, artrite reumatóide, psoríase, vitiligo. O tratamento geralmente se baseia em medicamentos imunossupressores, que diminuem a imunidade do paciente, controlando os danos desencadeados pelas células imunológicas. 

***ABAIXO, ALGUMAS PATOLOGIAS QUE SÃO TRATADAS PELO REUMATOLOGISTA:

OSTEOARTRITE OU ARTROSE
     É o desgaste das articulações (juntas), sobretudo das cartilagens, com alterações secundárias nos ossos que ficam próximos a essas cartilagens. Está relacionada com fatores como sobrecarga articular, herança genética, idade, sexo, agressões às articulações traumáticas, metabólicas ou inflamatórias.

FIBROMIALGIA
     É uma síndrome em que há uma amplificação da percepção da dor no cérebro, com dor muscular difusa em todo o corpo, acompanhada por fadiga, sono não reparador e frequentemente tem relação com alterações no humor, como depressão e ansiedade. 

ARTRITE REUMATÓIDE
     É uma doença auto-imune que evolui com inflamação intensa das articulações, com proliferação de uma camada de células que recobre a maioria das articulações: a sinóvia. Se não for adequadamente tratada, há risco de deformidades.

LÚPUS
     É uma doença auto-imune que acomete mais frequentemente mulheres jovens, e pode acometer só a pele (LÚPUS CUTÂNEO) ou o corpo todo (LÚPUS ERITEMATOSO SISTÊMICO). O diagnóstico requer um conjunto de sinais e sintomas, como artrite, rash malar (um tipo de vermelhidão nas bochechas, em "asa de borboleta"), úlceras orais, inflamação nos rins (que pode se manifestar como sangue, pus ou espuma na urina), convulsões, alucinações repentinas, destruição de células do sangue por anticorpos, e presença de anticorpos específicos. Cabe ressaltar que um exame de FAN positivo NÃO é sinônimo de lúpus, devendo ser investigado pelo reumatologista.

ESPONDILITE ANQUILOSANTE
     É uma doença que acomete mais homens que mulheres, geralmente se inicia antes dos 40 anos de idade, e caracteriza-se por dor inflamatória e rigidez na coluna vertebral e sacroilíacas, mas pode também inflamar outras articulações como tornozelos e joelhos, e também áreas próximas às articulações, nas inserções dos tendões nos ossos (entesites), e olhos (uveítes anteriores). Se não for adequadamente tratada, há risco de fusão das vertebras com rigidez permanente e deformidades na coluna vertebral.

FEBRE REUMÁTICA
     É uma doença relacionada com a resposta exagerada do sistema imunológico a certas bactérias comuns em infecções de garganta, sinusites e otites (estreptococos). Essa resposta exagerada pode desencadear artrites (geralmente no padrão migratório, isto é, quando melhora uma junta, piora outra), febre, manchas no corpo e lesões nas valvas do coração. O tratamento geralmente visa a evitar a exposição imunológica a essas bactérias, e pode ser necessário o uso periódico de Benzetacil. Cabe ressaltar que um exame de ASLO positivo não é sinônimo de Febre Reumática, devendo ser investigado pelo pediatra ou pelo reumatologista.

ARTRITE PSORIÁSICA
     É uma doença auto-imune relacionada com o acometimento articular da psoríase (doença de pele). A artrite pode aparecer antes das lesões cutâneas, o que dificulta o diagnóstico.

ESPONDILOARTROPATIA ENTEROPÁTICA
     É o acometimento articular relacionado a doenças inflamatórias intestinais como a Doença de Crohn e a Retocolite Ulcerativa. O quadro clínico lembra a espondilite anquilosante, e o tratamento envolve imunossupressores.

GOTA
     É a artrite relacionada com o excesso de ácido úrico no sangue, e consequente deposição dos cristais de ácido úrico nas articulações, com uma reação inflamatória intensa. Podem ocorrer depósitos de ácido úrico fora das articulações, chamados tofos e formação de cálculos renais. As crises geralmente estão relacionadas com a alimentação (proteínas ricas em purinas: carne vermelha, embutidos, frutos e peixes do mar, vísceras, grãos ricos em proteínas; e álcool), mas também podem ser desencadeadas por infecções, interrupção do tratamento e diuréticos. Durante as crises o nível de ácido úrico no sangue pode estar normal.  

BURSITES E TENDINITES
     São inflamações das bursas e tendões, geralmente por sobrecarga dessas estruturas por movimentos repetitivos, em posições erradas, com pesos excessivos. O tratamento envolve medicamentos, fisioterapia, readequação do trabalho e atividades físicas orientadas e regulares.

ESCLEROSE SISTÊMICA
     É uma doença auto-imune caracterizada por espessamento da pele, sobretudo mãos e pés, afilamento dos lábios e diminuição da abertura da boca (microstomia), dilatação de vasos sanguineos na pele (teleangiectasias), mudança de cor nas extremidades com o frio (fenômeno de Raynaud) e artrites. Pode haver também acometimento dos pulmões e esôfago, com falta de ar, refluxo gastro-esofágico e sensação de empachamento após as refeições.

SÍNDROME DE SJÖGREN
     Doença sistêmica que caracteriza-se por olhos secos, boca seca, secura vaginal, vasculite e artrites ou artralgia. Pode haver acometimento pulmonar. A doença pode vir sozinha ou acompanhando outras doenças auto-imunes, sobretudo o lúpus e a artrite reumatóide.

MIOSITES
     São doenças caracterizadas por inflamação nos músculos. As principais são a Polimiosite, em que há fraqueza nos ombros e quadris e a Dermatopolimiosite, em que além do quadro da polimiosite há também vasculite cutânea. Quando há acometimento pulmonar intersticial, deve-se suspeitar de Síndrome Anti-Sintetase. É importante descartar neoplasias nesses pacientes. Cabe ressaltar que um exame de CPK alterado NÃO é sinônimo de miosite, devendo ser investigado pelo reumatologista.

VASCULITES
     São doenças em que há inflamação dos vasos sanguíneos. São doenças raras, que podem necessitar imunossupressão intensa e de rápido início. As mais conhecidas são: Arterite de Takayasu, Doença de Behçet, Poliarterite Nodosa, Poliangeíte Microscópica, Granulomatose de Wegener, Doença de Churg-Strauss Vasculite Crioglobulinêmica e Arterite de Células Gigantes.

SAF (SÍNDROME ANTI-FOSFOLÍPIDE)
     É uma condição clínica em que há produção pelo sistema imunológico de anticorpos que aumentam o risco de coagulação sanguínea, com tromboses arteriais e/ou venosas. Pode se apresentar isolada ou em associação com outras doenças auto-imunes, sobretudo o lúpus. Caracteriza-se por tromboses repetidas ou abortamentos repetidos (por trombose placentária).

OSTEOPOROSE
     É uma condição clínica em que há perda da densidade óssea e perda da qualidade estrutural do tecido ósseo, com risco de fraturas. É comum entre as mulheres pós-menopausa, mas pode acometer homens e pacientes jovens em uso de alguns medicamentos, como corticóides e anticonvulsivantes. 

* DR. ANDRÉ LUIZ LUQUINI PEREIRA - REUMATOLOGISTA e CLÍNICO GERAL - CRM-SP: 129471 – What'sApp: (19)98115-4863
SITE: www.clinicaluquini.wixsite/clinicaluquini    /     BLOG: www.drandreluquini.blogspot.com.br    /     E-MAIL: andreluquini@yahoo.com.br
Consultórios: CAMPINAS: Clínica Viver. R Camargo Paes, 776, Jd Guanabara, CEP 13073-350, Tel: (19)2511-6989 e (19) 2512-6989. 
INDAIATUBA: Rua das Orquídeas, 667, Ed Office Premium, Torre Medical, sala 201, Jd Pompéia, CEP 13345-040, (19)3394-3140, WhatsApp: (19)99952-7161

Nenhum comentário:

Postar um comentário